terça-feira, 9 de setembro de 2008










Hoje joguei mais de meia garrafa de vinho pelo ralo...Este é o procedimento para todas as "sobras" no skyline...nos que trabalhamos la temos que nos acostumar a lidar com o desperdicio... ainda nao me acostumei e por isso fico meio preocupado...Como trabalho num restaurante estilo buffet, as pessoas pagam um preco unico e comem o quanto querem, mas a maioria come o quanto pode...Todos os dias kilos e kilos de boa comida vao por agua baixo, mas o que me da pena mesmo é as sobremesas. Nao por gostar delas, mas sim porque estas vao para o lixo praticamente intactas...Acho que é olho grande mesmo, as pessoas fazem pratos enormes e quando chegam na sobremesa se deparam com uns 25 tipos de guloseimas diferentes e como antes, exageram, so que dessa vez elas ja tem o jantar na barriga...é muito sorvete que vai pelo ralo...
Pela primeira vez na vida meu suor ta valendo alguma coisa...Trabalhar é cansativo... mas quando chega o fim do dia voce percebe que o gastou com algo que lhe deu retorno,e isso é bom.... Lembro da minha mae dizendo: -ah filho, estou cansada. Apos chegar do trabalho. Agora eu entendo o que é isso...Minhas noites em Rotorua tao sendo somente para dormir... So acordo mesmo para me cobrir, pois o frio aqui a noite é pesado.
Hoje caminhando por Rotorua me deparei com uma coisa que realmente me fez lembrar de que estou num pais desenvolvido: Recycle Center... Estava eu caminhando pela cidade e estava procurando uma bicicleta para comprar... fui em varios "Forniture Markets" e nos "second Hands Markets" que sao lugares que vendem coisas usadas... Me deparei com o recycle center pois ao lado há um desses mercados... Em plena manha de sabado (e óbvio nos outros dias) os Neozeolandeses saem de suas casas em seus carros para levar o lixo que eles produzem para os centros de reciclagem...O recycle center é um lugar com varios baldes imensos de ferro e la tem lugar para todo tipo de lixo... E sempre tem muita gente por la, reciclando e colocando seu lixo. hoje comprei minha bicicleta e tive que comprar um capacete para ela... Por lei federal todos que andam de bicicleta devem usar capacete. Bicicleta aqui é artigo de luxo. So no centro de Rotorua há que eu conheca, mais de 5 bike shops, e todo sao muito grandes e tem muita variedade de bicicletas...Os precos variam entre 500 e 10.000 dolares. Como na regiao há trilhas para mountain bike, as pessoas compram suas bicicletas ja pensando nisso, mas é muito comum voce ver pessoas rodando com elas nas ciclovias que estao espalhadas por toda a cidade.Outra lei federal bastante interessante foi a que eu me deparei no bar do restaurante(estou muito tempo por lá). Aqui na NZ nao se pode servir mais de 30 ml por dose de bebida. o cliente pode pedir varias doses, duas, quatro, dez, mas nenhuma dessas pode ter mais do que 30 ml de alcool.Trabalhar no bar ta sendo muito bom, mas existe um problema realmente grande... Estou no balcao e o restaurante quando está muito movimentado, existem fregueses que nao querem esperar pelo garcom e eles mesmo se dirigem ao bar para pedir seu drink, pois de la sai tudo, bebidas alcolicas, sucos, refris e agua. Quando o garcom vem e deixa o pedido na mesa é facil, pois voce identifica atraves da leitura e sabe o que o fregues quer, mas quando voce esta no balcao e chega o cliente e pede, as vezes fica complicado, pois existem inumeros tipos de bebidas e todos tem o nome diferente dos nomes brasileiros... Ai é complicado... O sotaque neo-zeolandes naturalmente atrapalha bastante...Mas digamos que a metade da pra enterder... Uma coisa interessante e meio deprimente que existe aqui: Quando alguem pede limonada aqui quer dizer Sprite...ja me acostumei com isso. Outra coisa interessante é a tal da Raspberry que eles usam muito aqui... É um produto que eles misturam com o refrigerante e ele fica com um sabor diferente. la no bar se vende muito Raspberry Lemonade e Raspberry Coke, eu provei mas nao gostei muito nao... Existem muitos tipos de berrys aqui na NZ e eles fazem muitos muffins com elas...As mais comuns sao as raspeberrys, as blueberrys e os strawberrys(morangos)...
Trabalhar no bar é legal na hora do jantar que vai de 5 e 30 até 10:00, mas apos isso o bicho pega, porque todos os copos do restaurante vao para la, pois la esta a maquina de lavar copos. Tudo no restaurante é de tamanhos industriais, inclusive a quantidade de copos, talheres, pratos. Nos que ficamos no bar temos que nos responsabilizar pelos copos, e existem inumeros tipos deles, existem os para vinhos que sao dois tipos, o para agua, o para suco, o para cerveja, o para licor, o para margueritas, o para drinks longos, o para martini, o para coqueteis, e outros mais... Ao final do jantar o balcao esta imenso de copos sujos e ha muito trabalho pela frente com esses copos.





O backpack onde estou morando tem gente de tudo quanto canto assim como todos os backpacks aqui em Rotorua... Tem japoneses, filipinos, tchecos, chilenos, franceses, australianos, ingleses, etc... Há principio estou me dando bem com todos.
Depois de uma semana de trabalho (5 dias) tive minha merecida folga, dois dias. O primeiro tirei para descansar e ir ao supermercado fazer umas compras e o segundo tirei paraconhecer um pouco das atracoes aqui da cidade. Fui hoje ao Wai-o-tapu, um parque há alguns km de rotorua... no caminho ao parque fizemos uma parada para ver o conhecido Lady Geiser, que diariamenteas 10 e 15 entra em atividade. Quando voce chega lá vê muitas pessoas esperando sentadas o tal do geyser entrar em erupcao, é bem engracado... Depois disso seguimos viagem para o Wai-o-tapu, que é um parque geo-termal,com varias lagoas e piscinas de lama, e tambem com algumas pequenas cascadas e obras vulcanicas em geral... foi bem interessante o passeio, pena que estava chovendo muito hoje pela manha e nos molhamos todos... Estive nesse passeiocom O Brice, um companheiro da Franca, e Tereza uma das meninas checas aqui do alojamento. Apos retornarmos desse passeio, fiz meu almoco e a tarde fui com o Brice ao Polinesian Spa aqui em rotorua, há algumas quadras do alojamento.Lá é um spa, mas há outros servicos tambem... Voce paga 20 dolares e fica o dia todo por lá se voce quiser... tem várias piscinas termais, e é uma otima forma de relaxar e passar um bom tempo e sair totalmente renovado, o interessante de la é que voce acaba conhecendo as outras pessoas que estao por la, e sempre há muitas. Há piscinas bem proximas ao lago Rotorua e é bem bonito o visual... apos isso retornei ao alojamento para ter meus ultimos momentos de folga antes de retornar a minha rotina de skyline por mais 5 dias...mas a agua é realmente quente, e me custou muito tempo para me acostumar...

Acabo este poste na manha de quarta-feira na NZ, e ao trabalho vou jaja, entro as 3... como hoje é quarta nao creio que o restaurante esteja tao movimentado.




Obrigado aos que acompanham as baboseiras que escrevo e aos que me desejam coisas boas...




Um beijo para todos...








Fotos: Polinesian Spa(ultima), Wai-o-katu Geotermal Land (primeira), Gondola em direcao ao restaurante em que trabalho.
















5 comentários:

Eliane disse...

Se na NZ eles primam pela reciclagem, porque nao reaproveitar, de alguma forma, essa comida desperdicada da Ski ? Fiquei incomodada com essa situacao..No mais, e isso ai, experiencias que ficarao valendo por toda a vida..Sigo acompanhando assiduamente e divulgando (ate aqui na terra do Tio Sam) tuas aventuras...(Gostei do SPA, vou quere ir tambem quando for ai, em marco ...)

Unknown disse...

Lindão!!!Morro de saudades. Aguardo mais aventuras. Te cuida. Bom trabalho.

Anônimo disse...

Primito querido....
qué alegría saber que te está yendo bien...
cuidate....
sé que debes estar aprovechando al máximo, ganando experiencia y valorando lo que tienes lejos...

viste que trabahr es cansador???

no te olvides escribirnos al mail...

te queremos mucho....

Daya

Anônimo disse...

Fico muito feliz que a sua maturidade está evoluindo e com certeza essa vivência vai contribuir para um novo Tássio.
Parabéns pelas conquistas e pelos suores derramados, porém com alegria.
Aproveite cada vez mais as oportunidades que estão surgindo para ampliar seus conhecimantos e para lhe fazer feliz.
Gostei do novo vizual está ótimo!
Não esqueça de se divertir sempre que possível.
Beijos, abraços e vou continuar lendo sempre seu google.
até breve
Sua avó 2
Narcisa

Unknown disse...

Ih, o cara cortou a crina...Foi exigência do estabelecimento?