quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Muito aconteceu neste fim de ano...

O festival em gisborne Rythm and wines e as festas em Mount Manganui a beira da praia seriam com certeza minha direcao neste fim de ano que se passou, mas tive que trabalhar...
Mas pelo menos curti um pre-reveillon em Auckland...Saimos de Rotorua segunda feira passada e cheguei a auckland 3 horas depois...Em Auckland a maior cidade da NZ, tem se de tudo, e com certeza gente de todo lado do mundo...Ao andar pelas ruas do centro voce se depara com uma enorme variedade de racas... e a maioria destas pessoas sao asiaticas...Tem asiaticos pra tudo quanto é lado...A enorme variedade de atracoes e restaurantes de varios paises é realmente incrivel...Ao sair na noite de segunda feira, caminhei como 3 quadras e me deparei com 6 brasileiros...Aqui em rotorua deve ser exatamente 6 os brasileiros que estao aqui...Mas Auckland é diferente, e tem se de tudo por la...Movimento todo o tempo e ar de cidade grande... Apesar de ter 1 milhao e 300 mil pessoas o que para o Brasil nao seria nem uma das 10 maiores cidades, para a NZ Auckland representa maisde 25% da populacao total do pais.Ao chegar em Auckland fuimos no rainbowsend, um parque do estilo hopi hari, e que foi na realidade o principal motivo da viagem. No rainbowsend tem uma montanha russa bem bacana,e algumas outras atracoes, mas o parque em vista geral deixa muito a desejar, os que temos la pelo brasil sao bem mais atrativos...A noite fuimos aproveitar a noite de auckland que reserva muitas atracoes e nao deixa nada a desejar... Boates bem legais todas cheias de asiaticos...Aqui na nz eles tem o costume de tocar sempre as musicas da moda, e independente de onde vc esteja provavelmente escutaras as mesmas musicas, isso nao é ruim, ate porque essas musicasda moda acabam pegando e sao legais...A minha maior preocupacao em auckland era de rebocarem meu carro, ja que como estava hospedado no centro, era cheio de parquimetros por la, e uma hora nesses custa 4 dolar. a sorte é que a noite é de graca...conheci alguns brasileiros que vem tentar aventuras por aqui... trabalhando em diversas areas...Na volta para rotorua apos 2 noites na cosmopolitan da nz, voltei a rotorua na manha de quarta pois tinha que bater meu ponto as 4...dei carona para um brasileiro que conheci por la, um gaucho que ia passar reveillon em mount manganui, e o deixei na beira da estrada num acesso que da a cidade, e que fica a uns 50 km de la...falei pra ele pedir carona, pois o hide hiking como é conhecido a carona do dedao por aqui é muito comum... Ele chegou primeiro em Mount Manganui, que eu em Rotorua...Ao chegar em rotoruam sabia que seria uma noite nada tranquila, e que a virada do dia 31 para mim seria de muito trabalho... dito e feito...

A noite do 31 é bem aperriada no restaurante... tivemos em torno de 400 clientes, a primeira rodada de 5 e meia as 8, e a segunda de nove ate o ultimo cliente ir embora...A meia noite todos nos do staff com uma taca de champanhe nos reunimos do lado de fora do skyline e fomos ver os fogos que soltavam la no lake front... no lago rotorua...Nao sao muitos fogos, mas a noite estava bonita, e a vista la de cima é incrivel...
Estou no meu dia off por aqui e hoje vou so relaxar...ontem fui viajar com outros dois brazucos, uma que trabalha comigo a Marcia de BH e o Anderson que mora em Auckland e que é de Balneário Camboriú...Fomos a praia, a tomar sol e banhar de mar... e que agua gelada! mas foi bem refrescante...

Ha uma semana atras outro brasileiro comecou la no skyline (agora somos 3) ele se chama Henrique e esta ficando aqui no mesmo hostel que eu... ele é de BH tambem...Ontem a noite nos juntamos os 4 e fizemos um churrascao brasileiro ehehehe...
Tenho mais algumas semanas de contrato no skyline, e realmente nao sei se apos sair do emprego sentirei falta... é meu primeiro emprego e por la aprendi e aprendo muitas coisas...Todos por la sao muito pacientes para ensinar, e segundo a Marcia que trabalha comigo, diz que la é o paraiso se comparado as empresas em que ela trabalhou no Brasil...
De viagens, nao tenho tido muitas novas experiencias, ja que meu trabalho nao me deixa ficar fora de Rotorua por mais de 2 noites, assim que viajo, mas tenho ido a lugares que ja fui, por ter gostadobastante...A mount Manganui ja fui 3 vezes, e adoro a cidade... Tem outro ar do que se respira aqui em Rotorua, apesar de estar a 1 hora de viagem...Ontem ate batemos uma pelada nas areias de Mount Manganui...

O Natal na NZ ao meu ver se comemora de maneira bem diferente...A noite do 24 é apenas uma noite normal e o dia 25 se comemora o Natal em todo o dia...O interessante foi aqui no hostel que temos agora vivendo aqui 2 suecas e 1 dinamarquesa que na madrugada de 23 para 24 comecaram a enfeitar os corredores e a sala dizendo que nos paises delas assim acontecia...
O dia 26 é provavelmente o dia mais interessantes desses dias de natal, e aqui na nz se chama "Boxing Day", o nome é dado porque (tentarei contar a historia mas certamente me faltarao inumero detalhes) era no dia 26 que se davam os presentes para os servos, e os davam nesse dia porque no dia 25 se dava para familiares e com a mesma caixa que ja estava usada, dava-se o presenteao servo... e boxing é algo como encaixotar... Mas o interessante do Boxing Day é que as lojas do nada nesse dia comecam com promocoes... Liquidacoes e descontos realmente grandes... Fui conferir na manha do boxing day e realmente vique os kiwis ficavam loucos nesse dia... foi um engarrafamento que nunca tinha visto na nz... e so pra entrar no shopping...TODAS as lojas com liquidacoes e todas elas latadas de gente...Aqui na NZ o dia 25 e 26 sao feriados...

Este meu ultimo feriado foi muito bom e produtivo...No meu primeiro dia off da semana marquei de ir fazer um rafting com o Henrique.O onibus da empresa Kaituna Cascades passou aqui as 9 da manha e pegou a gente...Dentro do onibus ja haviam outros viajantes de varios lados do mundo pronto para irem curtir essa aventura...pra quem nao sabe, o rafting é um esporte radical feito na agua em botes inflaveis. cada bote suporta ate 7 pessoas, no caso do meu bote eramos 5 e mais um guia...Consiste em entrar num rio que tem quedas livres e correntezas bem rapidas...e que coisa emocionante que foi...Antes de entrar na agua porem, temos que fazer um treinamento e assinar um documento declarando que a empresa nao cobre nenhum tipo de acidente. Apos aprender alguns movimentos basicos para enfrentar as quedas d´agua ( a maior é um paredao de 7 metros), caminhamos em direcao ao rio...Ao entrar no bote todos assumem os seus lugares previamente decorados em solo e vamos em direcao as corredeiras...As fotos podem contar um pouco a aventura de que falo...Dos 3 botes que participaram da excursao o nosso foi o unico que virou de ponta-cabeca na maior das quedas...todos ficaram a deriva e eu fui o unico que nao consegui me agarrar no bote... ehehetive que nadar um pouco e esperar numas pedras para que o bote fosse me recorrer...As fotos sao incriveis e pra quem for curioso porei mais no orkut...
Mas o dia so estava comecando e depois de um almoco japones preparado pelo ¨chef¨chileno que divide o quarto comigo, fui tirar uma soneca.A meia noite nos reunimos em um grupo de 8 pessoas, 2 brazucos, 1 italiano, 2 alemaes, 1 irlandes, 1 francesa, 1 australiano e fomos as secretas ¨hot pools¨. Sobre as hot pools é facil descrever-las : sao piscinas naturais ao ar livre termais. poucos sabem de sua existencia e rarissimos sabem de sua localidade. Por sorte a francesa que esta morando aqui sabia e nos levou la. Eu ja tinha ouvido falar mais nunca tinha arriscado de ir.Ficam a 35 km de rotorua na direcao sul da ilha.Simplesmente fantastico... um breu total somente acalmado pelas velas que estavam nas grutas que tem ali perto, estrategicamente colocadas (as velas) por um casal kiwi que estava la antes que todos nos chegassemos...Eles ficaram questionando-nos sobre como sabiamos da existencia das hot pools...Estava com muito medo pois nao é tao perto assim de Rotorua e ja era bem tarde da madrugada quando voltamos, mas foi tudo muito bem...

O meu segundo dia off foi bem produtivo tambem, caminhei pelo centro de Rotorua e fui jogar tenis, nadar no blue lake e jogar tenis (a revanche) de novo com o chileno Cristhian que moracomigo...o bom de jogar tenis aqui é que se tem diversas quadras pela cidade e todas sao totalmente free... e sao sempre bem cuidadas...Hoje joguei numa quadra que fica numa escola de colonia de ferias, e no Rotorua Boys High School que é a escola de ensino medio publica exclusiva para garotos.
Infelizmente minhas hollidays de tres dias se acabaram e amanha volto a luta...

Sobre as fotos: todas sao relacionadas ao rafting, e o capacete vermelho sou eu...

as mais massas tao no orkut...